O CLAMOR DO NOIVO

 

Parte 2

 

 

“Na hora da refeição, Boaz lhe disse: “Venha cá! Pegue um pedaço de pão e molhe-o no vinho”. Quando ela se sentou junto aos ceifeiros, Boaz lhe ofereceu grãos tostados. Ela comeu até ficar satisfeita e ainda sobrou”. Rt 2.1

 

Vemos uma atenção especial de Boaz para com Rute ao chamá-la para mais perto, ou seja, um cuidado maior a ela. Ele estava entre os ceifeiros, mas é a Rute que ele dá grãos tostados, a fim de que ela se farte, e ainda sobre.

            Há uma diferença entre a IGREJA e a NOIVA DE CRISTO. A  Igreja é todo aquele que nasce em Jesus, como está escrito em João 1.12 “Aos que o receberam [Jesus], aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus”, mas a NOIVA é aquela que está se ataviando a espera do Amado.

 

“Regozijemos-nos! Vamos alegrar-nos e dar-lhe glória! Pois chegou a hora do casamento do Cordeiro e a sua noiva se aprontou” Ap 19.7

 

            Na parábola das dez virgens, encontrada em Mateus 25, temos uma metáfora sobre Igreja, entretanto, apenas cinco dentre elas eram prudentes, ou seja, apenas cinco era a NOIVA, pois estavam prontas, e entraram nas Bodas do Cordeiro. No versículo 6 de Mateus 25 lemos “À meia noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo se aproxima! Saiam para encontrá-lo!”

            Meia noite geralmente é a hora onde todos estão dormindo, fala de trevas, hora onde alguns estão embriagados, distraídos, mas, nesse tempo ouve-se o chamado do Noivo, e todas se levantam, mas apenas cinco virgens estavam preparadas para o casamento, tinham pago um preço, e acumulado azeite de reserva.

 

 “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus […] O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus”. Rm 8. 14, 16

 

            Os filhos citados no versículo 14 no original em grego é HUIOS, ou seja, filho maduro (Noiva), filhos que são guiados pelo Espírito, que renderam totalmente o controle de suas vidas ao Espírito de Deus. Ao passo que, a segunda palavra filho, descrita no versículo 16, em grego é TECKNON, ou seja, filhos gerados (Igreja) – bebês espirituais, que ainda não deixaram Deus trabalhar no caráter para atingirem a maturidade.

 

 “Pois aqueles que antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” Rm 8.29

 

Jesus é o varão perfeito, a estatura da maturidade, mas Ele é o primogênito, ou seja, o primeiro de muitos, e esse é o nosso alvo, há mais…

 

”A natureza criada aguarda, com grande expectativa, que os filhos de Deus sejam revelados”. Rm 8.19

 

Há uma ardente expectativa de toda criação, aguardando a manifestação dos filhos maduros (Noiva) de Deus.

Voltando ao capítulo 2 de Rute, no verso 14, podemos ver claramente Boaz como sendo um tipo de Cristo, os segadores representando a Igreja e Rute a noiva do Cordeiro. Boaz estava de olho em Rute, mesmo antes de conversar com ela, ele já tinha dado ordens aos seus servos para que não a tocassem, e instou com Rute para que ela não fosse a outro campo colher espigas, isso mostra o desejo de vê-la novamente. Aleluia!

Há um desejo ardente no coração do Noivo, Jesus, pela sua Noiva. Um desejo de comunhão, de intimidade.

 

“Clame a mim e eu responderei e lhe direi coisas grandiosas e ocultas que você não conhece”. Jr 33.3

 

“Levanta-te, minha querida, minha bela, e venha comigo”. Ct 2.10

 

“Naquele dia se dirá: Cantem sobre a vinha frutífera! Eu, o Senhor, sou o seu vigia, rego-a constantemente e a protejo dia e noite para impedir que lhe façam dano”. Is 27. 2 – 3

 

Como Noiva, não sejamos tímidas como Rute, que ao chamado de Boaz para achegar-se, sentou-se junto com os segadores. Em Hebreus 10, dos versículos 19 ao 22 recebemos um convite do Senhor para entrarmos em Sua presença com intrepidez; para nos aproximarmos com sinceridade, e convicção de que fomos aceitos pelo sangue de Jesus. Aleluia!

 

“Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus, por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo. Temos, pois, um grande sacerdote sobre a casa de Deus. Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com fé, tendo os corações sincero e com plena convicção de fé […]”

 

Vamos dar uma resposta ao Noivo, ao Amado de nossas almas. Tomemos o exemplo de Paulo em Filipenses 3, do 12 ao 14:

 

“Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus. Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, afim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Jesus Cristo

 

 “Vocês não sabem que de todos os que correm no estádio, apenas um ganha o prêmio? Corram de tal modo que alcancem o prêmio” I Co 9.24

 

Como a Sulamita que simboliza a Noiva disse a Salomão, representante da figura de Cristo no livro de Cânticos, capitulo 1 – versículo 4, digamos também a Jesus: Leve-me com você! Vamos depressa! Leve-me o rei para os seus aposentos.

            Deixemos o fogo Dele nos queimar, nos purificar, nos ataviar, como diz lá em Malaquias 3, verso 3: Ele se assentará como um refinador e purificador de prata; purificará os levitas e os refinará como ouro e prata. Assim trarão ao Senhor ofertas de justiça.

Afinal, quem é esta que sobe do deserto e vem encostada ao seu amado? É a Noiva, que passou pelo lugar de sequidão, no deserto das tribulações, sendo amadurecida pelas circunstâncias contrárias, e que agora sai ataviada, recostada no ombro do Amado. Aleluia! Eu irei Senhor. E você, irá também?

 

Pastora Sueli

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: